Onde tudo começou


O Ténéré pode traçar suas raízes desde o lançamento da moto XT500 de enduro-aventura em 1976. Essa motocicleta versátil se tornou um sucesso instantâneo graças ao seu motor a quatro tempos de um cilindro com forte torque e chassi compacto. Sua capacidade de ir a qualquer lugar, design robusto e confiabilidade excepcional abriram um novo mundo de aventura para muitos motociclistas. Essas mesmas qualidades fizeram do XT500 a escolha ideal para os competidores no primeiro Rally Paris-Dakar de 1977, demonstrado pela vitória de Cyril Neveu na moto.

O XT500 rapidamente estabeleceu uma reputação como a bicicleta de rali no deserto mais difícil, e tornou-se o modelo padrão para ciclistas de aventura e pilotos de rali. Hoje, o XT500 é considerado uma das motocicletas mais importantes e icônicas do final do século 20, com clubes de proprietários ativos em todo o mundo.

No final da década de 1970, o XT500 alcançou um status lendário entre os pilotos e, em 1983, a Yamaha introduziu o XT600Z, que se tornou a primeira bicicleta de aventura da empresa a levar o nome Ténéré - uma palavra tuaregues que significa 'deserto'.



A formação da Ténéré estava em constante evolução e crescimento, e no final dos anos 80 assistimos à introdução do XTZ750 Super Ténéré de dois cilindros



Seguida no início dos anos 90 pelo XTZ660 Ténéré de um cilindro.



Durante esse período, as motos Ténéré da Yamaha venceram muitos outros eventos do Rally Dakar, com Stéphane Peterhansel conquistando seis vitórias em sua bicicleta de corrida Factory Yamaha baseada no XTZ750 nos anos 90.

Ténéré 700 World Raid: testada ao extremo


Foi o primeiro sinal de que a Yamaha estava desenvolvendo uma nova moto Adventure Touring que veio com o lançamento do conceito T7 em 2016. Exibido em shows de motocicletas em todo o mundo, criou imenso interesse e deu aos motociclistas um gostinho do que estava por vir. Em 2017, a Yamaha lançou o protótipo Ténéré 700 World Raid que estava um passo mais perto da especificação de produção final.

Desde então, o protótipo Ténéré 700 World Raid passou por uma intensa turnê mundial em vários locais importantes em todo o mundo. Durante esta fase de desenvolvimento, a bicicleta foi submetida a testes mais extremos em terrenos hostis e condições climáticas severas.

Pilotado por uma equipe de pilotos profissionais, incluindo o vencedor do Dakar Stéphane Peterhansel e os oficiais da Yamalube Yamaha Rally Team Adrien van Beveren e Rodney Faggoter, o protótipo do World Raid foi levado ao seu limite em todo o mundo, desde o impiedoso deserto da Austrália até os brutais desertos da América do Sul .

Apesar de representar milhares de horas de testes nas motos de desenvolvimento, o programa Raide Mundial Ténéré 700 também mostrou o design da motocicleta para muitas centenas de motociclistas locais, convidados a dar à Yamaha sua valiosa contribuição e ajudar a moldar o modelo de produção final.

O novo Ténéré 700: a motocicleta Adventure Touring leve e em qualquer lugar
Com um espírito de aventura incorporado ao seu DNA, todas as motocicletas Yamaha Adventure Touring são robustas, resistentes e confiáveis. Cada modelo Ténéré abre as possibilidades de viagens sem fim e permite que os ciclistas descubram uma sensação de liberdade sem limites. Graças à profunda experiência em estrada da Yamaha, o novíssimo Ténéré 700 é uma motocicleta Adventure Touring leve e sem compromisso, com uma das mais altas especificações de sua classe e um dos novos modelos de aventura mais emocionantes e significativos a serem lançados em muitos anos.

Equipado com o bem-sucedido motor duplo paralelo CP2 689cc e um chassi totalmente novo, o Ténéré 700 foi projetado para oferecer manuseio e agilidade líderes na classe na sujeira - combinado com o desempenho de longa distância em alta velocidade na estrada - tornando-o extremamente motocicleta capaz e versátil.

Visão geral do modelo Yamaha Ténéré 700
Design Adventure Touring inspirado em Rally e produzido com DNA Ténéré puro
Leve, compacto, ágil
Excelente desempenho off-road
Potencial de longa distância para qualquer lugar com uma média aproximada de 217 milhas